ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA O REVERSOR / REDUTOR MODELO 1022 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Características Técnicas:
Operação:
O reversor Mold sai de fábrica sem óleo lubrificante, portanto, antes de por em operação o seu redutor-reversor, pela primeira vez verifique o óleo lubrificante. Se necessário recompletar. Use o óleo recomendado. Para dar partida ao motor, coloque a alavanca das marchas na posição neutro. Após, siga as orientações contidas no manual de instruções do motor, deixando-o na marcha lenta. Para colocar o barco em movimento, acione a alavanca e engrene a marcha desejada, frente ou ré. Uma vez engrenada a marcha desejada, acelere o motorImportante:
ü Nunca troque o sentido do giro, sem desacelerar o motor, pois poderão ocorrer sérios danos ao seu reversor; ü Evite dar partida ao motor com a alavanca das marchas na posição “F” ou “R”; ü Sempre que acionar a alavanca do reversor diminua a rotação do motor; ü Alinhar os flanges do reversor com o flange do motor e o flange do eixo propulsor da embarcação.
Troca de Óleo:
A primeira troca de óleo lubrificante deve ser feita quando o redutor-reversor atingir 100 horas de trabalho, quando também deverá sofrer um reaperto geral.
As demais trocas, devem ser efetuadas a cada 800 horas ou 6 meses, prevalecendo o que ocorrer primeiro.
Para drenar o óleo lubrificante, solte o bujão.
Recomenda-se fazer a troca quando o redutor estiver aquecido, o que facilitará a saída do óleo.
Antes de recolocar o bujão de dreno, tenha o cuidado de limpá-lo, assim como o orifício de assentamento do mesmo, para que haja perfeita vedação. Se necessário troque o anel de vedação.
Adicione o óleo novo pelo orifício da vareta do óleo até atingir o nível indicado.
Use funil e evite a entrada de impurezas para o interior do cárter, utilizando vasilhame adequado e limpo.
Observações Gerais:
- Não reverta a rotação do reversor quando o motor estiver na rotação máxima ou quando o barco deslocar-se em velocidade elevada; - Ao rebocar o barco, certifique-se que o motor esteja desligado e o reversor no ponto neutro; - Recomendamos o uso de hélice para a direita para o redutor-reversor marítimo Mold; - Na tabela abaixo, indicamos valores determinados para as hélices e eixos propulsores, levando em consideração a potência dos motores Agrale e uma embarcação em casco fino. Porém, alertamos que estes valores são somente indicativos e que não devem servir para compra antecipada das hélices e eixos.
Manutenção: Verificar periodicamente o nível do óleo e complementar, se necessário. Capacidade de óleo lubrificante: 0,5 litros. A cada 800 horas trocar o óleo lubrificante. Usar óleo SAE-90/140.
Instalação: Alinhar os flanges do Reversor com o flange do motor e o flange do eixo. Fixar o reversor através do seu suporte. Obs.: Se o reversor for fornecido acoplado a motores da linha Mold, será acompanhado dos suportes.
Manuseio: Para manuseá-lo basta acionar a alavanca “A”, conforme mostra a figura abaixo. ![]()
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Conjunto do Reversor
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |